AIRBUS CONFIRMA QUE TESTARÁ MOTORES DE HIDROGÊNIO NO A380
MSN 001
para ter a honra
Agora, enquanto muitos operadores de A380 estão consignando suas aeronaves para os anais da história, essa ave em particular terá um papel importante a desempenhar no desenvolvimento da futura tecnologia da aviação. Mathias Andriamisaina, líder do Demonstrador Airbus ZEROe, comentou sobre a escolha da aeronave, dizendo:
O superjumbo tem uma enorme capacidade dentro da aeronave, mais do que adequada para os quatro tanques de hidrogênio que a Airbus pretende armazenar em sua cabine. Esses quatro tanques serão construídos e entregues pelos dois Centros de Desenvolvimento de Emissões Zero da Airbus, um em Bremen, na Alemanha, e outro em Nantes, na França, além de Madri. Eles serão instalados perto da parte traseira da aeronave em posição longitudinal.
Quatro tanques de hidrogênio acomodarão o combustível para o demonstrador. Foto: AirbusAlém dos tanques de hidrogênio,
do motor de combustão CFM modificado e do sistema de distribuição de hidrogênio
líquido, a Airbus fará mais algumas modificações no A380. Embora o fabricante
ainda não tenha compartilhado detalhes específicos disso, eles disseram que
adicionarão modificações no cockpit, bem como um acelerador para o motor de
teste e telas mostrando os principais indicadores de desempenho para os testes.
Quando vai voar?
Embora o anúncio da Airbus hoje
seja empolgante, levará algum tempo até vermos o MSN 001 decolando com seu
motor a hidrogênio in situ. O avião requer algumas modificações
estruturais para acomodar tanto o motor de teste quanto os tanques, e muitos testes
em solo precisarão ocorrer antes que ele possa voar.
A Airbus indicou que pretende voar no MSN 001 até 2026, dando-lhe mais nove anos para refinar a tecnologia antes de seu ZERO, objetivo de ter um avião comercial movido a hidrogênio pronto para 2035. É um caminho longo e lento, mas o anúncio de hoje será emocionante por todos os tipos de razões, até porque um dos jatos de passageiros mais amados encontrou uma posição única para influenciar o futuro da aviação.
Com informações: Simple Flying
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