AIRBUS CONFIRMA QUE TESTARÁ MOTORES DE HIDROGÊNIO NO A380

 


A Airbus confirmou rumores anteriores de que testará a propulsão a hidrogênio usando o maior jato de passageiros do mundo, o A380. A empresa aeroespacial europeia confirmou sua intenção em uma entrevista coletiva hoje.

O A380 será equipado com um motor a hidrogênio desenvolvido pela CFM International, uma colaboração entre a Safran e a General Electric. O motor é adaptado de um motor CFM de geração atual que é convertido para funcionar com hidrogênio. De acordo com os sócios, Safran e GE têm milhões de horas de experiência em hidrogênio entre eles, tornando-os parceiros ideais para o projeto.

A Airbus tem como objetivo desenvolver aeronaves de propulsão a hidrogênio até 2035 sob seu projeto ZERO . Enquanto outros depositam suas esperanças de redução de emissões de CO2 no SAF e elétrico, a Airbus jogou seu chapéu no ringue para o hidrogênio.

O motor modificado será instalado na fuselagem do A380. Foto: Airbus

MSN 001 para ter a honra

O primeiro A380 da Airbus a sair da linha de produção, o MSN 001, é a fuselagem a ter a honra de testar essa tecnologia inovadora. Desde que foi comissionado em abril de 2005, o A380 'original' permaneceu com a Airbus como um teste de voo e continua a operar voos de teste regulares para a Airbus de Toulouse.

Agora, enquanto muitos operadores de A380 estão consignando suas aeronaves para os anais da história, essa ave em particular terá um papel importante a desempenhar no desenvolvimento da futura tecnologia da aviação. Mathias Andriamisaina, líder do Demonstrador Airbus ZEROe, comentou sobre a escolha da aeronave, dizendo:

“O A380 MSN1 é uma excelente plataforma de laboratório de voo para novas tecnologias de hidrogênio. É uma plataforma segura e confiável que é altamente versátil para testar uma ampla gama de tecnologias de emissão zero. Além disso, a plataforma pode acomodar confortavelmente a grande instrumentação de teste de voo que será necessária para analisar o desempenho do hidrogênio no sistema de propulsão de hidrogênio.

O superjumbo tem uma enorme capacidade dentro da aeronave, mais do que adequada para os quatro tanques de hidrogênio que a Airbus pretende armazenar em sua cabine. Esses quatro tanques serão construídos e entregues pelos dois Centros de Desenvolvimento de Emissões Zero da Airbus, um em Bremen, na Alemanha, e outro em Nantes, na França, além de Madri. Eles serão instalados perto da parte traseira da aeronave em posição longitudinal.
 
Quatro tanques de hidrogênio acomodarão o combustível para o demonstrador. Foto: Airbus


Além dos tanques de hidrogênio, do motor de combustão CFM modificado e do sistema de distribuição de hidrogênio líquido, a Airbus fará mais algumas modificações no A380. Embora o fabricante ainda não tenha compartilhado detalhes específicos disso, eles disseram que adicionarão modificações no cockpit, bem como um acelerador para o motor de teste e telas mostrando os principais indicadores de desempenho para os testes.

Quando vai voar?

Embora o anúncio da Airbus hoje seja empolgante, levará algum tempo até vermos o MSN 001 decolando com seu motor a hidrogênio in situ. O avião requer algumas modificações estruturais para acomodar tanto o motor de teste quanto os tanques, e muitos testes em solo precisarão ocorrer antes que ele possa voar.

Há muito trabalho a ser feito antes que o MSN 001 possa voar. Foto: Airbus

A Airbus indicou que pretende voar no MSN 001 até 2026, dando-lhe mais nove anos para refinar a tecnologia antes de seu ZERO, objetivo de ter um avião comercial movido a hidrogênio pronto para 2035. É um caminho longo e lento, mas o anúncio de hoje será emocionante por todos os tipos de razões, até porque um dos jatos de passageiros mais amados encontrou uma posição única para influenciar o futuro da aviação.

Com informações: Simple Flying


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